Ir para conteúdo

Além dos elétricos, autônomos também terão destaque no Salão do Automóvel

Faltando exatamente um mês para o início do Salão do Automóvel de São Paulo (de 8 a 18 de novembro), as montadoras estão em ritmo acelerado de confirmação de novidades para o São Paulo Expo. Mas uma das características do evento este ano será a presença de carros antenados às novas tendências da mobilidade. Elétricos e híbridos aparecerão como nunca, mas também os autônomos terão espaço como nunca, sobretudo no New Mobility Trends and Future, espaço que debaterá o futuro da mobilidade com conteúdo, experiência, inovação e exposição.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Se a arena de mobilidade terá vários exemplos de automação, os estandes das marcas não deixarão o tema de lado. O melhor exemplo é o novo Audi A8. Em sua quarta geração, o sofisticado carro se torna referência em tecnologia, ao trazer uma nova linguagem de design, um inovador conceito operacional interativo e uma tração integral elétrica. O Audi A8 também é o primeiro automóvel com condução autônoma nível 3 a ser produzido em série. A partir deste ano, a Audi passou a incluir gradualmente na produção funções de condução pilotada como assistente de estacionamento (“parking pilot”), assistente de garagem (“garage pilot”) e assistente de trânsito (“traffic jam pilot”).

SAIBA MAIS: O que mudou em nosso mercado desde o Salão do Automóvel de 2008?

O assistente de trânsito Audi AI assume controle da condução quando o trânsito está lento, até 60 km/h, em rodovias onde uma barreira física separa as duas faixas da pista. O sistema é ativado usando o botão AI no console central. Ele administra a partida, aceleração, direção e frenagem. O motorista não precisa mais monitorar o carro permanentemente. Ele poderá retirar suas mãos do volante e, dependendo das leis nacionais, focar em uma atividade diferente oferecida pelo automóvel, como assistir TV. Assim que o sistema alcançar seus limites, ele convocará o motorista para retomar o controle da tarefa de condução.

Audi_A8

Durante a condução pilotada, um controlador central de assistência ao motorista (zFAS) agora processará permanentemente uma imagem das imediações combinando os dados dos sensores. Assim como os sensores de radar, uma câmera frontal e sensores ultrassônicos, a Audi também é a primeira fabricante de automóveis a usar um scanner a laser. A introdução do assistente de trânsito Audi AI significa que o quadro normativo precisará ser esclarecido em cada mercado individual, juntamente com uma definição específica de cada país para a aplicação e teste do sistema.

SAIBA MAIS: Cinco marcas exclusivas garantem presença no Salão do Automóvel

Já o assistente de estacionamento remoto Audi AI conduz autonomamente o A8 para dentro e para fora de uma vaga de estacionamento ou uma garagem, enquanto a manobra é monitorada pelo motorista – que não precisará estar sentado no carro. Ele acionará o sistema a partir do seu smartphone usando a nova aplicação myAudi. Para monitorar a manobra, ele manterá o botão do Audi AI pressionado para visualizar uma imagem ao vivo gerada no seu dispositivo pelas câmeras de 360 graus do carro.

Audi_A8_tras

De acordo com um levantamento realizado pelo Brookings Institute, estima-se que, nos últimos três anos, as montadoras de carros investiram cerca de US$ 80 bilhões em tecnologia para melhorar a segurança das pessoas nas ruas e no volante, para evitar acidentes e ajudar em situações de emergência e no fluxo do trânsito.

 

Glauco Lucena Ver tudo

Paulistano, nascido em 1967, é jornalista, com formação em Ciências Sociais e MBA em Gestão de Negócios. Desde 1990 atua no setor automotivo. Trabalhou por 24 anos em redações de jornais, revistas e sites, entre eles Autoesporte (Editora Globo), Jornal do Carro (Estadão) e Carsale (UOL).

Recentemente, dentro do Grupo FCA, foi um dos responsáveis pela comunicação da Jeep durante os 3 anos do processo de relançamento da marca no Brasil. Hoje, atua como colunista, consultor, gerador de conteúdo e influenciador digital na área automotiva.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: