Ir para conteúdo

Ranking de setembro: Renault supera Ford; Caoa-Chery dispara

Renault Kwid. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault
Renault Kwid ajudou a marca a subir para a quarta colocação no ranking

Sob o ponto de vista frio dos números, setembro foi um mês de retração para o mercado de carros no Brasil, com 204.733 emplacamentos, 14,4% a menos que em agosto. Mas se levarmos em conta o número de dias úteis, a média diária de vendas foi 4% superior ao do mês anterior. De qualquer forma, o mercado já parou de crescer tanto, reflexo das incertezas com as eleições. O consumidor está mais cauteloso no momento de decidir a compra de um zero quilômetro.

No ranking por marcas, algumas caíram mais que a média de 14%, com destaque para Fiat, Honda, Peugeot, Mitsubishi e Hyundai. A Volkswagen foi a que perdeu menos, seguida por Renault, Ford e Chevrolet. Entre os destaques do mês, a Renault conseguiu fechar um pouco acima da Ford, na quarta colocação. A VW recuperou da Fiat a segunda posição perdida em agosto.

chery-tiggo2
Chery Tiggo 2, primeiro modelo da era Caoa, tem turbinado as vendas da marca chinesa

No bloco das marcas menores, a estrela ascendente é a chinesa Chery, agora rebatizada como Caoa-Chery. A força de varejo do Grupo Caoa já se faz sentir, tanto que a marca atropelou nos últimos meses a coreana Kia e algumas forças do segmento premium, como Audi, Volvo e BMW. Fechou setembro na 15º posição do ranking, encostando na Mercedes. Com a série de lançamentos que promete para os próximos meses, a Chery tem tudo para superar em 2019 marcas como Citroën, Mitsubishi e Peugeot, assumindo o 11º posto.

VENDAS DE AUTOMÓVEIS E COMERCIAIS LEVES EM SETEMBRO (ENTRE PARÊNTESES, O ACUMULADO DO ANO)

1) CHEVROLET – 36.389 (303.448)

2) VOLKSWAGEN – 31.672 (263.848)

3) FIAT – 27.695 (236.719)

4) RENAULT – 18.878 (152.308)

5) FORD – 18.755  (166.998)

6) HYUNDAI – 16.688 (152.400)

7) TOYOTA – 16.623 (143.015)

8) HONDA – 9.583 (96.243)

9) JEEP – 8.417 (77.919)

10) NISSAN – 7.964 (71.724)

11) PEUGEOT – 1.798 (18.164)

12) MITSUBISHI – 1.635 (16.472)

13) CITROËN – 1.296 (14.024)

14) MERCEDES – 1.029 (10.308)

15) CAOA-CHERY – 1.006 (5.053)

16) KIA – 945 (8.912)

17) BMW – 939 (8.299)

18) AUDI – 586 (6.362)

19) VOLVO – 486 (4.539)

20) LAND ROVER – 448 (5.267)

Fonte: Fenabrave

Glauco Lucena Ver tudo

Paulistano, nascido em 1967, é jornalista, com formação em Ciências Sociais e MBA em Gestão de Negócios. Desde 1990 atua no setor automotivo. Trabalhou por 24 anos em redações de jornais, revistas e sites, entre eles Autoesporte (Editora Globo), Jornal do Carro (Estadão) e Carsale (UOL).

Recentemente, dentro do Grupo FCA, foi um dos responsáveis pela comunicação da Jeep durante os 3 anos do processo de relançamento da marca no Brasil. Hoje, atua como colunista, consultor, gerador de conteúdo e influenciador digital na área automotiva.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: