Ir para conteúdo

O que mudou em nosso mercado desde o Salão do Automóvel de 2008?

kombi2

Por GLAUCO LUCENA

A FCA ainda não existia. Fiat liderava o mercado e apresentava o 500, enquanto o estande da Chrysler destacava o Dodge Journey, em linha até hoje. E também um certo Dodge Trazo, versão do Nissan Tiida Sedan que (felizmente) morreu no nascedouro. A GM americana iria à falência alguns meses depois, enquanto a filial brasileira ainda desfilava Corsa, Astra e Vectra em seu estande, produtos da Opel alemã, hoje controlada pela PSA Peugeot-Citroën. A VW festejava a Kombi 50 Anos.

Cherylser

Havia peruas sendo lançadas, como Peugeot 207 Escalade e Citroën C5, ou minivans como a Livina, primeiro carro de passeio feito pela Nissan no Brasil. Hoje, esses segmentos foram reduzidos a cinzas. Em compensação, pouquíssima coisa sinalizada o fenômeno que seriam os SUVs compactos e crossover. A exceção era o conceito Land Rover LRX, que desembocou no bem-sucedido Evoque.

landrover_lrx

Naquele Salão de 2008, ainda no Anhembi, a Audi foi crucificada por ficar de fora, optando por um evento solo num museu paulista. Hoje, muitas marcas trocam salões por eventos temáticos. Neste ano ficarão de fora Land Rover, Jaguar, Peugeot, Citroën, Volvo e JAC. Naquele ano, ainda havia no Salão marcas como Chana, Mahindra, Effa, TAC, Lotus, SsangYong, Pagani e Koenigsegg.

O BLOG AUTOBUZZ DESTA SEMANA EM IG CARROS MOSTRA QUE O SALÃO DE 2008 POUCO ANTEVIU DO QUE SERIA O MERCADO NACIONAL NA DÉCADA SEGUINTE. CLIQUE E CONFIRA!

salao_2008

Glauco Lucena Ver tudo

Paulistano, nascido em 1967, é jornalista, com formação em Ciências Sociais e MBA em Gestão de Negócios. Desde 1990 atua no setor automotivo. Trabalhou por 24 anos em redações de jornais, revistas e sites, entre eles Autoesporte (Editora Globo), Jornal do Carro (Estadão) e Carsale (UOL).

Recentemente, dentro do Grupo FCA, foi um dos responsáveis pela comunicação da Jeep durante os 3 anos do processo de relançamento da marca no Brasil. Hoje, atua como colunista, consultor, gerador de conteúdo e influenciador digital na área automotiva.

2 comentários em “O que mudou em nosso mercado desde o Salão do Automóvel de 2008? Deixe um comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: