Ir para conteúdo

Renault apresenta furgão e food-truck autônomos em feira de transporte

Renault-EZ-PRO_Concept-2018-1024-07

O Grupo Renault aproveitou o Salão de Hannover, na Alemanha (maior exposição de veículos comerciais do mundo), para a apresentar o Renault EZ-PRO, um conceito robótico, autônomo, elétrico, conectado e compartilhado, que pode ser adaptado para o transporte de de carga ou para serviços profissionais móveis, como food-truck, pet-truck, etc.

SAIBA MAIS: Testes com caminhões sem motorista estão mais avançados que os de carros

O principal foco da marca francesa são os serviços de entregas rápidas que devem crescer absurdamente com as demandas do comércio eletrônico. O Renault EZ-PRO consiste em uma cabine de transporte autônomo. Não há posto de motorista, mas ele abriga um concierge humano, que supervisiona a entrega de bens e serviços. Liberado das restrições de dirigir, o concierge pode se concentrar em tarefas de valor agregado, como supervisionar o planejamento do itinerário do carro-robô, ou garantir serviço eficiente e personalizado, como  entrega premium de mantimentos ou objetos frágeis.

Renault-EZ-PRO_Concept-2018-1024-05

O EZ-PRO oferece acesso frontal, controlador de joystick e o recurso de direção de quatro rodas fácil de manobrar. A frota de módulos sem motorista segue um ao outro por meio do pelotão ou pode se mover de forma independente. A customização ao gosto do empreendedor também é um ponto forte desse conceito.

A longa marcha da automação veicular completa 80 anos

Serviços de entrega rápida representam 30% do tráfego nas cidades – um fardo que a EZ-PRO pode ajudar a aliviar graças à sua solução de entrega compartilhada, flexibilidade de horários e direção autônoma. O protótipo segue a introdução do EZ-GO, um carro-robô totalmente autônomo para o transporte de pessoas. 

Renault-EZ-PRO_Concept-2018-1024-02

Glauco Lucena Ver tudo

Paulistano, nascido em 1967, é jornalista, com formação em Ciências Sociais e MBA em Gestão de Negócios. Desde 1990 atua no setor automotivo. Trabalhou por 24 anos em redações de jornais, revistas e sites, entre eles Autoesporte (Editora Globo), Jornal do Carro (Estadão) e Carsale (UOL).

Recentemente, dentro do Grupo FCA, foi um dos responsáveis pela comunicação da Jeep durante os 3 anos do processo de relançamento da marca no Brasil. Hoje, atua como colunista, consultor, gerador de conteúdo e influenciador digital na área automotiva.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: