Ir para conteúdo

Pebble Beach surpreende com 11 carros inéditos, algo raro hoje em salões

Por GLAUCO LUCENA

A pequena comunidade costeira de Pebble Beach, na Califórnia (EUA), sedia desde 1950 um encontro de clássicos e supercarros, o charmoso Concours d’Elegance. Sem fins lucrativos, tudo o que é arrecadado é doado para instituições de caridade. Os estandes de marcas são quase improvisados, sem os custos de produção dos salões automotivos. Pois bem: a edição deste ano, encerrada no último fim de semana, atraiu marcas como BMW, Audi e Mercedes-Benz, que já anunciaram que não participarão do tradicionalíssimo Salão de Detroit do ano que vem. Não apenas marcaram presença como mostraram grandes novidades.

Bugatti-Divo-2019-1024-1e
Marcas como a exclusiva Bugatti preferem revelar seus carros em eventos com seu público-alvo

O mesmo vale para Ferrari, Bugatti, Ford, Genesis (divisão de luxo da Hyundai), McLaren, Acura (divisão de luxo da Honda), Lamborghini e Infiniti (divisão de luxo da Nissan). Sim, 11 marcas apresentaram lançamentos ou protótipos inéditos em Pebble Beach. Hoje é difícil um salão automotivo internacional reunir tantas novidades. E a praia californiana não é exceção. Há dois eventos com esse mesmo perfil que estão atraindo cada vez mais investimentos de marketing das montadoras: os encontros anuais de Goodwood, no interior da Inglaterra, e Concorso d’Eleganza Villa d’Este, na Itália.

Entre as 11 novidades, a mais “de sonho” exibida foi a Bugatti Divo, hipercarro de 1.500 cv limitado a 40 unidades. O preço? Algo em torno de R$ 24 milhões, convertendo para a nossa moeda. Clique na galeria abaixo para apreciar as outras 10 estrelas da exibição.

Além desse trio de concursos de elegância, há os eventos de tecnologia com a CES de Las Vegas, em janeiro, que a cada ano recebem mais investimento de marketing por parte das montadoras. Ou ainda eventos temáticos que recebem lançamentos. Só para citar dois exemplos nacionais, a Fiat Toro Ranch acaba se ser apresentada na Festa do Peão de Boiadeiro (SP), enquanto a nova geração da Toyota Hilux está sendo exibida na Expointer, maior exposição agropecuária do Brasil, realizada em Esteio (RS).

CONFIRA O BLOG AUTOBUZZ DESTA SEMANA, NO PORTAL IG, QUE ANALISA ESSA TENDÊNCIA DE ESVAZIAMENTO DOS SALÕES AUTOMOTIVOS

Glauco Lucena Ver tudo

Paulistano, nascido em 1967, é jornalista, com formação em Ciências Sociais e MBA em Gestão de Negócios. Desde 1990 atua no setor automotivo. Trabalhou por 24 anos em redações de jornais, revistas e sites, entre eles Autoesporte (Editora Globo), Jornal do Carro (Estadão) e Carsale (UOL).

Recentemente, dentro do Grupo FCA, foi um dos responsáveis pela comunicação da Jeep durante os 3 anos do processo de relançamento da marca no Brasil. Hoje, atua como colunista, consultor, gerador de conteúdo e influenciador digital na área automotiva.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: