Ir para conteúdo

Tecnologia já permite fazer atualizações e recalls à distância no seu carro

Você já está acostumado a fazer isso no seu computador, tablet ou celular: atualizações de sistema e de aplicativos são feitas, muitas vezes sem que você perceba. Se dá pra fazer com esses equipamentos, por que não com os sistemas eletrônicos do seu carro? Esse sonho de tantos consumidores e da própria indústria automotiva está muito próximo da realidade. O primeiro passo acaba de ser dado pela HERE Technologies, empresa holandesa controlada majoritariamente por um consórcio formado por Audi, BMW e Daimler (Mercedes-Benz). Naturalmente, as três marcas premium deverão ser as primeiras a oferecer essa tecnologia a seus clientes.

HERE+OTA+Connect

O sistema HERE OTA Connect acaba de ser lançado como uma solução over-the-air (OTA) para os fabricantes de automóveis usarem nos veículos conectados. Uma de suas vantagens é permitir que as montadoras atualizem os veículos remotamente, como em grandes campanhas de recall. Também abre possibilidades para as montadoras, que poderão oferecer a seus clientes a capacidade de adquirir novas atualizações e recursos de veículos com o toque de um botão.

SAIBA MAIS: A longa marcha da automação veicular completa 80 anos

Outra função importante do OTA Connect é garantir a segurança dos dados que circulam entre a nuvem e os sistemas de conexão do veículo. Esses dados são uma tentação para hackers interessados em obter dados do motorista, uma vez que o carro passa a ser uma extensão do celular e do computador do dono. No caso de carros com alto grau de automação, um hacker poderia até assumir funções do carro, como já ocorreu recentemente em veículos de teste.

SAIBA MAIS: Era da Experiência precisa avançar no setor automotivo

Há mais um grupo prestes a lançar uma tecnologia semelhante, a eSync Alliance, consórcio de empresas que se uniram com o objetivo de garantir que dados, software e firmware possam ser transferidos entre a nuvem e um veículo com segurança para atualizar e melhorar as funções do veículo. Fazem parte dessa aliança as tradicionais fornecedoras alemãs ZF e Hella, além de várias empresas do Vale do Silício, nos EUA.

Print

Embora a tecnologia OTA tenha sido usada durante anos por operadoras de telefonia móvel como um meio de atualizar configurações e software em telefones em sua rede, o potencial da tecnologia para carros conectados e autônomos só está sendo percebido agora. O HERE OTA Connect usa Uptane, uma estrutura de segurança apoiada pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA, com objetivo de impedir acesso de hackers a carros conectados e autônomos.

Glauco Lucena Ver tudo

Paulistano, nascido em 1967, é jornalista, com formação em Ciências Sociais e MBA em Gestão de Negócios. Desde 1990 atua no setor automotivo. Trabalhou por 24 anos em redações de jornais, revistas e sites, entre eles Autoesporte (Editora Globo), Jornal do Carro (Estadão) e Carsale (UOL).

Recentemente, dentro do Grupo FCA, foi um dos responsáveis pela comunicação da Jeep durante os 3 anos do processo de relançamento da marca no Brasil. Hoje, atua como colunista, consultor, gerador de conteúdo e influenciador digital na área automotiva.

2 comentários em “Tecnologia já permite fazer atualizações e recalls à distância no seu carro Deixe um comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: