Ir para conteúdo

3D vai revolucionar os sites das marcas de carros

Cliente poderá configurar carro em 360º e simular uso em seu dia a dia

Dificilmente algum comprador vai até uma concessionária sem antes pesquisar o modelo no site da montadora. Nesses sites é possível configurar o carro em suas várias versões, cores e acessórios. Só não dá para fechar o negócio porque a lei proíbe os fabricantes de vender sem passar por um revendedor autorizado. Isso não deve mudar tão cedo, mas a tendência é que esses configuradores dos sites fiquem cada vez mais sofisticados, como mostram dois recentes exemplos da Audi e da Jaguar.

Audi launches new 3D configuration

A Audi é a primeira a utilizar visualização 3D em seu configurador de produto. Em vez das imagens estáticas usadas no passado, os clientes podem experimentar pela primeira vez uma visão em 360º de um veículo animado. O aplicativo está sendo lançado na Alemanha e em 24 países ao redor do mundo. O Brasil não está na lista ainda, mas o plano da marca alemã é adotar essa tecnologia em todos os mercados.

LEIA MAIS: Era da Experiência precisa avançar no setor automotivo

Com a visualização 3D, os clientes experimentam o carro customizado interativamente e em uma perspectiva realista, nos mínimos detalhes. Eles podem ligar os faróis ou abrir e fechar as portas. Em termos matemáticos, há centenas de milhões de configurações de modelos e equipamentos disponíveis. O Audi customizado pode ser inserido em diferentes cenários, como um túnel ou uma paisagem verde com apenas um clique. Outro recurso é a capacidade de exibir os menores detalhes de acabamento, luzes diurnas e de estacionamento, entre outros.

A188590_small

O modelo é renderizado em tempo real em qualquer dispositivo diretamente no site da Audi, sem necessidade de instalação de programas adicionais. O aplicativo 3D usa dados dos modelos da marca e técnicas de renderização virtuais, assim como na indústria de jogos. Planos incluem melhorar a qualidade de imagem em cenários específicos de cada país e uso customizado do recurso em concessionárias.

Já a Jaguar acaba de lançar um aplicativo de smartphone que ajuda os motoristas do SUV elétrico I-PACE no seu dia a dia, antes mesmo de chegarem ao volante do veículo. Ele captura os dados das viagens para calcular possíveis economias, mostrar o quanto de bateria seria usada por viagem e informar quantas recargas seria preciso em uma semana dirigindo o I-PACE,modelo que será lançado no fim deste ano no Brasil.

Go I-PACE

Ao abrir o aplicativo, o usuário pode inserir informações reais quanto à economia de combustível do seu veículo atual e calcular quanto economizaria ao trocar o modelo pelo I-Pace. Uma vez que as viagens tenham sido registradas, o aplicativo estimará o período em que os motoristas podem atingir uma carga completa de uso. Um mapa interativo permite a busca de pontos de recarga mais próximos em uma rota escolhida ou em uma área próxima.

Glauco Lucena Ver tudo

Paulistano, nascido em 1967, é jornalista, com formação em Ciências Sociais e MBA em Gestão de Negócios. Desde 1990 atua no setor automotivo. Trabalhou por 24 anos em redações de jornais, revistas e sites, entre eles Autoesporte (Editora Globo), Jornal do Carro (Estadão) e Carsale (UOL).

Recentemente, dentro do Grupo FCA, foi um dos responsáveis pela comunicação da Jeep durante os 3 anos do processo de relançamento da marca no Brasil. Hoje, atua como colunista, consultor, gerador de conteúdo e influenciador digital na área automotiva.

Um comentário em “3D vai revolucionar os sites das marcas de carros Deixe um comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: