Ir para conteúdo

Ford ficará de fora do Salão de Genebra

Por GLAUCO LUCENA

A onda de desistências de marcas em grandes salões mundiais continua. Agora foi a vez da Ford anunciar que não participará do Salão de Genebra, na Suíça, em março. A exposição anual é uma das mais tradicionais do mundo, realizada num país sem montadoras, portanto neutro e bem central na Europa. Além da Ford, a sueca Volvo já havia avisado que não irá ter estande no evento suíço.

Ford_Genebra

A Ford explicou que o timing do show não se ajustava ao seu cronograma de lançamentos. “Custa uma quantia considerável de dinheiro”, disse um porta-voz da Ford Europa. “Se você não vai fazer um retorno sobre o investimento em termos de atenção da mídia ou pessoas no estande, por que fazer isso?”

Em vez de ir a Genebra, a Ford organizará seu próprio evento com foco em veículos eletrificados que serão realizados na primavera. A Ford também vai ficar de fora do Salão de Paris em outubro, como aconteceu nos anos anteriores, mas esta será a primeira vez nos últimos anos que a marca não irá ao evento suíço.

A montadora norte-americana, em fase de reestruturação, anunciou recentemente que vai deixar de vender carros de passeio nos EUA, para focar em picapes e SUVs. E também acaba de confirmar uma parceria global no desenvolvimento de veículos comerciais com a Volkswagen.

Falando em Paris, Volkswagen, Opel, Nissan, Volvo, Mazda, Infiniti, Mitsubishi e Subaru também não darão as caras na Cidade Luz, e nem as marcas do Grupo FCA, como Fiat, Jeep, Maserati e Alfa Romeo. A situação é mais delicada no Salão de Detroit, em janeiro, de onde ficarão de fora Volkswagen, Audi, BMW, Mercedes, Volvo, Porsche, Mitsubishi, Jaguar, Land Rover e Mazda. Por enquanto.

SALAO_GENEBRA

Os fabricantes de automóveis estão preferindo consumir seus recursos em eventos de marketing autônomos transmitidos ao vivo pela internet, ou participar de feiras de tecnologia como a CES de Las Vegas, que sempre ocorre em janeiro e faz cada vez mais sucesso.

CLIQUE AQUI PARA SABER A OPINIÃO DE AUTOBUZZ SOBRE O FUTURO DOS SALÕES AUTOMOTIVOS

Glauco Lucena Ver tudo

Paulistano, nascido em 1967, é jornalista, com formação em Ciências Sociais e MBA em Gestão de Negócios. Desde 1990 atua no setor automotivo. Trabalhou por 24 anos em redações de jornais, revistas e sites, entre eles Autoesporte (Editora Globo), Jornal do Carro (Estadão) e Carsale (UOL).

Recentemente, dentro do Grupo FCA, foi um dos responsáveis pela comunicação da Jeep durante os 3 anos do processo de relançamento da marca no Brasil. Hoje, atua como colunista, consultor, gerador de conteúdo e influenciador digital na área automotiva.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: