Ir para conteúdo

Jaguar Land Rover testa carros que “conversam” entre si e com a estrada

A Jaguar Land Rover está testando carros “inteligentes” em estradas conectadas do Reino Unido. O objetivo principal é desenvolver veículos 100% autônomos. Os testes em vias públicas fazem parte de um projeto de 7,1 milhões de libras destinado a criar a primeira infraestrutura para carros autônomos totalmente conectada do Reino Unido. Mais de 60 quilômetros de estradas britânicas se beneficiarão de uma combinação mundial de tecnologias sem fio (DSRC, redes móveis, WiFi e redes de fibra ótica), garantindo que os veículos possam “conversar” entre si.

dsc0145-min (1)

Conectar carros e seus arredores é um passo vital para a implantação segura e em grande escala de carros autônomos. A tecnologia de conexão mais recente complementa outros sensores e amplia a capacidade de um veículo para “ver” mais longe e “falar” com outros veículos, com a infraestrutura, com os pedestres e com a rede. Por exemplo, ao advertir que um carro muito à frente freou, a tecnologia permite que o motorista seguinte evite um engavetamento. O sistema funcionará tanto na direção manual quanto autônoma e, portanto, melhorará muito a segurança no trânsito em todos os níveis de autonomia.

CONFIRA OUTROS EXEMPLOS DE ESTRADAS FUTURISTAS

A montadora inglesa controlada pela indiana Tata testará uma série de recursos inteligentes conectados como, por exemplo, aviso de emergência de luz de freio eletrônico, aviso de emergência  e sinalização no veículo para aviso de obras e aviso de condição de tráfego. O UK CITE é apenas um dos projetos conectados e autônomos que está ajudando a empresa a oferecer aos clientes uma maior variedade de recursos de comodidade e segurança.

jaguarlandrover

Novo centro de tecnologia

Manchester, segunda maior cidade inglesa, não quer ser conhecida como terra do futebol e das bandas de rock. A Jaguar Land Rover anunciou nesta semana planos para abrir um novo centro de software, TI e engenharia na cidade, para apoiar sua estratégia de introduzir tecnologias conectadas em veículos. Com a inovação técnica no coração da Jaguar Land Rover, o novo centro de Manchester trabalhará ao lado das equipes de engenharia da empresa, no Gaydon Pioneering Hub, em Warwickshire –  QG global de design e engenharia, juntamente com Irlanda, China e EUA.

A equipe será pioneira em novas tecnologias de software para ajudar a criar a próxima geração de tecnologias de carros conectados. Além disso, trabalhará em uma série de serviços de mobilidade e no desenvolvimento de novos recursos de tecnologia nos futuros veículos Jaguar e Land Rover.

Glauco Lucena Ver tudo

Paulistano, nascido em 1967, é jornalista, com formação em Ciências Sociais e MBA em Gestão de Negócios. Desde 1990 atua no setor automotivo. Trabalhou por 24 anos em redações de jornais, revistas e sites, entre eles Autoesporte (Editora Globo), Jornal do Carro (Estadão) e Carsale (UOL).

Recentemente, dentro do Grupo FCA, foi um dos responsáveis pela comunicação da Jeep durante os 3 anos do processo de relançamento da marca no Brasil. Hoje, atua como colunista, consultor, gerador de conteúdo e influenciador digital na área automotiva.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: