Ir para conteúdo

VW e Ford planejam parceria global em veículos comerciais

Volkswagen e Ford juntas novamente, como nos tempos de Autolatina (no Brasil e na Argentina entre 1987 e 1996) ou de Autoeuropa (Portugal, entre 1991 e 1999)? Tudo indica que os dois grupos voltarão a atuar juntos, de forma mais global, mas apenas com veículos comerciais e vans. Os comunicados das duas montadoras divulgados hoje não dão detalhes sobre os tipos de veículos e os mercados onde a parceria vai atuar, mas isso será conhecido em breve. E poderá haver reflexos disso no Brasil.

A Ford hoje não produz mais caminhões grandes, exceção feita ao Brasil (no ABC paulista),  e essa operação está ameaçada caso não haja sinergia como algum fabricante mais capitalizado. Com MAN e Scania, a o Grupo VW é um gigante na área de caminhões. Já a Ford é uma potência no segmento de picapes e vans nos EUA, enquanto a VW patina para conseguir embalar com sua picape Amarok feita na Argentina. Portanto, a parceria pode ser benéfica a ambos também na América do Sul.

ford-cargo

A matriz da Ford, em comunicado, disse que as duas montadoras assinaram um memorando de entendimento que lhes permite explorar “produtos potenciais em várias áreas – incluindo o desenvolvimento de uma variedade de veículos comerciais para melhor atender às necessidades em evolução dos clientes”.

O comunicado disse que a aliança em potencial “não envolverá acordos de participação, incluindo participações cruzadas”. Algumas conversações preliminares já foram realizadas, disse hoje uma fonte à agência Reuters. A notícia das conversações preliminares vazou da Alemanha no início do dia. “A Ford está empenhada em melhorar a nossa aptidão como negócio e alavancar modelos de negócios adaptáveis ​​- que incluem trabalhar com parceiros para melhorar a nossa eficácia e eficiência”, disse Jim Farley, presidente da Ford  em comunicado. “Esta aliança potencial com o Grupo Volkswagen é outro exemplo de como podemos nos tornar mais aptos como um negócio, criando um portfólio de produtos globalmente vencedor e ampliando nossas capacidades.”

Ford_F150

A Ford é líder em caminhões compactos nos Estados Unidos, e sua picape Série F tem sido o veículo americano mais vendido durante décadas. A minivan Transit também domina o mercado norte-americano de vans comerciais.

A VW, que possui as marcas de caminhões MAN e Scania, no início deste ano formou uma aliança de veículos comerciais com a fabricante de caminhões japonesa Hino. A VW também tem uma aliança com a Navistar International Corp. e disse que está aberta a comprar uma participação majoritária na fabricante de caminhões dos EUA.

Caminhoes-MAN

Thomas Sedran, chefe de estratégia da Volkswagen AG, disse em comunicado: “Os mercados e a demanda dos clientes estão mudando a uma velocidade incrível. Ambas as empresas já possuem posições fortes e complementares em diferentes segmentos de veículos comerciais. Para se adaptar ao ambiente desafiador, é de extrema importância ganhar flexibilidade através de alianças. Este é um elemento central da nossa Estratégia do Grupo Volkswagen 2025. A potencial cooperação industrial com a Ford é vista como uma oportunidade para melhorar a competitividade de ambas as empresas globalmente.”

A VW havia cooperado durante anos com a Mercedes para produzir vans, mas o grupo alemão terminou o projeto conjunto há alguns anos, o que levou a maior fabricante de veículos do mundo a buscar novos parceiros. Pelo visto, as necessidades da Ford formaram o cenário para uma nova parceria entre as empresas, após a VW ter comprado a parte da Ford na Autoeuropa (com sede em Portugal) em 1999.

VWCV-Range

 

 

Glauco Lucena Ver tudo

Paulistano, nascido em 1967, é jornalista, com formação em Ciências Sociais e MBA em Gestão de Negócios. Desde 1990 atua no setor automotivo. Trabalhou por 24 anos em redações de jornais, revistas e sites, entre eles Autoesporte (Editora Globo), Jornal do Carro (Estadão) e Carsale (UOL).

Recentemente, dentro do Grupo FCA, foi um dos responsáveis pela comunicação da Jeep durante os 3 anos do processo de relançamento da marca no Brasil. Hoje, atua como colunista, consultor, gerador de conteúdo e influenciador digital na área automotiva.

2 comentários em “VW e Ford planejam parceria global em veículos comerciais Deixe um comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: