Ir para conteúdo

BMW X5 e Audi Q8: o passado que explica o futuro dos SUVs de luxo

Por GLAUCO LUCENA

Na semana passada foram divulgadas as primeiras imagens de dois modelos que deverão ser atração no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro (um mês após a estreia no Salão de Paris). A nova geração do BMW X5 e o inédito Audi Q8. O que une ambos, além das marcas rivais de origem alemã? Muita coisa, e elas têm a ver com a sigla SUV, que tem se tornado cada vez mais presente nas ruas, nos salões automotivos e nas coberturas de mídia. Um é pioneiro na categoria, o outro mostra que as ramificações desse tipo de veículo parecem não ter limite.

BMW-X5-2019-1280-01
Quarta geração do BMW X5, modelo que já teve mais de 2,2 milhões de unidades vendidas

O BMW X5 pode não ser o primeiro SUV de luxo, mas foi a primeira aposta de sucesso de uma marca premium nesse tipo de carroceria. Obviamente a primazia foi de marcas especializadas no assunto, como Jeep e Land Rover. Depois, nos anos 80, as japonesas entraram na onda, especialmente a Mitsubishi e a Nissan. Em 1997, a Mercedes lançou o Classe M, que sofreu com problemas de qualidade e acabamento, muito aquém dos carros que produzia. Até que, em 1999, a BMW chocou o mundo com o primeiro X5, produzido na Carolina do Sul (EUA).

Na época, a BMW era dona da Land Rover, e teve a esperteza de aproveitar o know-how da marca britânica para desenvolver a primeira geração do X5. Havia muito de Range Rover naquele modelo, sobretudo a tecnologia de tração integral. Muitos críticos e fãs da BMW torceram o nariz, mas o X5 em poucos tempo já tinha produção anual acima de 100 mil unidades.

BMW-X5-2019-1280-14
Maior e mais tecnológico, novo X3 conta com um renovado propulsor V8 de 462 cv

O sucesso espantoso levou o Grupo VW a entrar na corrida, com a dupla VW Touareg e Porsche Cayenne em 2002, e pouco depois com o Audi Q7. Já a Mercedes precisou atualizar rapidamente seu Classe M. O que se viu depois foi uma infindável sopa de letrinhas dessas marcas alemãs, que hoje devem sua saúde financeira a essa incursão no universo dos SUVs.

A BMW já tem no portfólio X1, X2, X3, X4, X6 e vai ganhar o X7 no Salão de Los Angeles, no fim deste ano. O X5 chega à sua quarta geração em outubro, maior, mais conectado e com novo motor 4.4 V8 de 462 cv. Quase 20 anos depois de sua estreia, o modelo já superou a marca de 2,2 milhões de unidades vendidas.

Audi-Q8-2019-1280-05
Audi Q8: misto de SUV de luxo e cupê, será o crossover mais caro da marca alemã

O exemplo da BMW se espalhou por outras marcas. A Mercedes, embora pioneira, se atrapalhou bastante em sua confusa gama, que agora se chama Classe GL. A Audi foi a última a chegar, mas a família cresceu e hoje conta com os modelos Q1, Q2, Q3, Q5 e Q6. Em breve ganhará os modelos Q4 e Q8, mistos de cupê e SUV.

O grandalhão Audi Q8, aliás, teve as imagens divulgadas no mesmo dia do novo BMW X5. Enquanto a pioneira revisitava seu mito, a Audi exibia essa variação ainda mais esportiva do seu Q7. As marcas esportivas alemãs há muito perderam o pudor em produzir SUVs de todos os tipos e tamanhos. E levaram marcas ainda mais exclusivas a aderir à tendência, como Maserati, Lamborghini, Bentley, Jaguar e, em 2019, até a Ferrari. Heresia? Não, apenas instinto de sobrevivência…

Audi-Q8-2019-1280-0f
Estreia do Q8 será em outubro, no Salão de Paris. Um mês depois, ele vem para São Paulo

 

Glauco Lucena Ver tudo

Paulistano, nascido em 1967, é jornalista, com formação em Ciências Sociais e MBA em Gestão de Negócios. Desde 1990 atua no setor automotivo. Trabalhou por 24 anos em redações de jornais, revistas e sites, entre eles Autoesporte (Editora Globo), Jornal do Carro (Estadão) e Carsale (UOL).

Recentemente, dentro do Grupo FCA, foi um dos responsáveis pela comunicação da Jeep durante os 3 anos do processo de relançamento da marca no Brasil. Hoje, atua como colunista, consultor, gerador de conteúdo e influenciador digital na área automotiva.

Um comentário em “BMW X5 e Audi Q8: o passado que explica o futuro dos SUVs de luxo Deixe um comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: