Ir para conteúdo

Aliança OneMap vai criar um mapa global em HD para veículos autônomos

Um sistema de mapeamento mundial unificado guiará os carros autônomos com segurança e eficiência. Esse é o objetivo da holandesa HERE Technologies, empresa de localização na nuvem, e seus parceiros regionais de mapeamento: NavInfo da China, Pioneer do Japão e SK Telecom da Coreia. As quatro empresas acabam de anunciar a formação da aliança OneMap para oferecer um mapa global, padronizado, dinâmico e de alta definição (HD) a partir de 2020.

Print

Juntas, as empresas planejam oferecer um mapa HD consistente em todas as regiões, em um momento em que várias montadoras estarão trazendo para o mercado veículos com altos níveis de automação. A aliança OneMap está aberta a novos parceiros estratégicos que estão moldando o futuro da condução automatizada, mobilidade e cidades inteligentes.

“As montadoras que constroem carros automatizados estão pensando globalmente e querem um mapa HD que possa conectar da melhor forma possível””, disse Ralf Hertwich, vice-presidente de serviços da HERE Technologies, empresa que alimenta os sistemas de navegação das marcas premium alemãs, entre outras. “Essa maneira simplificada de obter o mapa também ajudará a reduzir o tempo de desenvolvimento e os custos das montadoras”.

A HERE é a provedora líder de mapeamento de alta definição, cujo serviço HD Live Map já cobre mais de 1 milhão de km de estradas na América do Norte, Europa, Coreia do Sul, Cingapura e Emirados Árabes. A NavInfo é uma provedora líder de mapeamento de alta definição na China. A Increment P Corporation, subsidiária da Pioneer, é um dos principais provedores de mapeamento de alta definição no Japão. A SK Telecom é a maior empresa de telecomunicações da Coreia.

Image 1

O HD Live Map é uma representação digital e dinâmica do ambiente rodoviário que utiliza câmeras e outras observações sensoriais de milhões de carros para se atualizar automaticamente. Isso significa que, à medida que o mundo muda, o mapa é corrigido e calibrado para garantir que seja útil e confiável, inclusive para carros autônomos. Ele é projetado para dar aos veículos uma imagem ininterrupta do ambiente da estrada – mesmo quando há um caminhão ou um prédio bloqueando a visão deles – com a consciência das configurações de pista futuras e seu significado. O HD Live Map também pode ser complementado por serviços de dados adicionais da HERE que trazem para o veículo informações úteis sobre congestionamentos, possíveis perigos na estrada e as melhores rotas a serem seguidas.

 

Glauco Lucena Ver tudo

Paulistano, nascido em 1967, é jornalista, com formação em Ciências Sociais e MBA em Gestão de Negócios. Desde 1990 atua no setor automotivo. Trabalhou por 24 anos em redações de jornais, revistas e sites, entre eles Autoesporte (Editora Globo), Jornal do Carro (Estadão) e Carsale (UOL).

Recentemente, dentro do Grupo FCA, foi um dos responsáveis pela comunicação da Jeep durante os 3 anos do processo de relançamento da marca no Brasil. Hoje, atua como colunista, consultor, gerador de conteúdo e influenciador digital na área automotiva.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: