Ir para conteúdo

Off-road: começa a cair a última fronteira dos carros autônomos

Imaginar carros rodando sem motoristas em estradas sinalizadas e bem pavimentadas já parece algo complicado, mas factível. Porém, é difícil apostar no sucesso de robôs, radares e sensores no off-road extremo, com pedras, riachos, lama e erosões. Parece impossível, mas a inglesa Jaguar Land Rover está desenvolvendo carros autônomos capazes de dirigir fora de estrada em qualquer condição climática. O projeto de 3,7 milhões de libras está explorando a capacidade autônoma todo-terreno em qualquer condição de rodagem.

LANDROVER_AUTONOMO

A primeira etapa do projeto CORTEX  levará carros autônomos fora de estrada às ruas, garantindo que eles sejam totalmente capazes de andar em qualquer condição climática: terra, chuva, gelo, neve ou neblina. Como parte do projeto, está sendo projetada uma técnica de “5D”, combinando dados acústicos, de vídeo, de radar, de detecção de luz e de detecção de distância (LiDAR) em tempo real. O acesso a esses dados combinados melhora a consciência do ambiente em que o carro se encontra. O aprendizado da máquina permite que o carro autônomo se comporte de maneira cada vez mais sofisticada, fazendo com que ele lide com qualquer condição climática em qualquer terreno.

O projeto CORTEX desenvolverá a tecnologia por meio de algoritmos, evolução de sensores e testes físicos em pistas off-road no Reino Unido. Participam do projeto a  Universidade de Birmingham, com sua liderança mundial em pesquisas sobre radar e sensores para plataformas autônomas, e também a empresa Myrtle AI, especializada em aprendizado de máquina. O CORTEX foi anunciado como parte da terceira rodada de financiamento para veículos conectados e autônomos da feira Innovate UK em março de 2018.

Cherokee_Moab

Apesar dos avanços, AutoBuzz ainda crê que o mundo off-road será um dos últimos bastiões do modo tradicional de dirigir, ao lado dos superesportivos. No futuro, será uma opção para pessoas que ainda querem sentir o gosto de conduzir totalmente um veículo, mesmo quando as cidades estiverem dominadas por módulos autônomos de mobilidade.

CLIQUE PARA CONFERIR A ANÁLISE SOBRE O FUTURO DOS VEÍCULOS OFF-ROAD

Glauco Lucena Ver tudo

Paulistano, nascido em 1967, é jornalista, com formação em Ciências Sociais e MBA em Gestão de Negócios. Desde 1990 atua no setor automotivo. Trabalhou por 24 anos em redações de jornais, revistas e sites, entre eles Autoesporte (Editora Globo), Jornal do Carro (Estadão) e Carsale (UOL).

Recentemente, dentro do Grupo FCA, foi um dos responsáveis pela comunicação da Jeep durante os 3 anos do processo de relançamento da marca no Brasil. Hoje, atua como colunista, consultor, gerador de conteúdo e influenciador digital na área automotiva.

Um comentário em “Off-road: começa a cair a última fronteira dos carros autônomos Deixe um comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: