Ir para conteúdo

Força do varejo faz Venda Direta recuar no primeiro trimestre

Um indicador de que o mercado brasileiro está crescendo de forma consistente é o aumento de participação das vendas em varejo, na proporção com as chamadas vendas diretas (vendas para pessoas jurídicas). No ano passado, as VDs tiveram um recorde de 40% de participação no comércio automotivo, excluídos os veículos pesados, que são exclusivamente VD. O varejo (vendas para pessoas físicas) ficou com apenas 60% do bolo. Neste primeiro trimestre, o varejo ficou com 63,5% de participação, ante 36,5% das vendas diretas.

Localiza
Locadoras são as maiores compradoras pelo canal Venda Direta

Na comparação apenas de carros de passeio, as VDs representaram 31,2% do total, ante 35,6% em 2017. Já entre os comerciais leves (picapes, vans e furgões), a participação de VD aumentou de 66,3% para 67,9%. O fato é que tanto varejo como VD estão maiores que no ano passado.

A queda de participação nas VDs mostra apenas que o varejo está mais robusto neste ano, o que é muito positivo para as montadoras. Afinal, a venda no varejo oferece maiores margens para o fabricante e o concessionário. Imagine o poder de barganha de uma Hertz ou Localiza, que compra carros aos milhares, e renova a frota a cada seis meses. Não é o mesmo poder do comprador comum na hora de chorar um descontinho na loja, e conseguir, às duras penas, apenas um jogo de tapetes.

Apesar do recuo de participação neste ano, a tendência a longo prazo é que as vendas para pessoas jurídicas ganhem terreno, na medida em que mais pessoas troquem o carro particular por empresas de aplicativos e outras opções de mobilidade. CONFIRA NO BLOG MAIS DETALHES SOBRE ESSA TENDÊNCIA

VW_Voyage
VW Voyage é um dos campeões de Vendas Diretas. Quase 77% dos emplacamentos do sedã são para locadoras, táxis e outros CNPjs

No ranking de marcas que mais vendem por VD, a líder geral Chevrolet cai para terceiro lugar, superada por Fiat e Volkswagen. Ou seja, a liderança da GM é maior ainda no varejo.

Confira a lista dos 10 carros de passeio mais vendidos no canal VD neste primeiro trimestre. Destes, apenas três vendem mais em VD do que no varejo: a dupla VW Gol e Voyage e o Jeep Renegade:

  1. Onix – 12.675
  2. Ka – 9.835
  3. Gol – 9.615
  4. Prisma – 6.278
  5. Voyage – 5.739
  6. Compass – 5.737
  7. Corolla – 5.171
  8. Renegade – 4.791
  9. Kicks – 4.762
  10. Mobi – 4.514

Fonte: Fenabrave

Glauco Lucena Ver tudo

Paulistano, nascido em 1967, é jornalista, com formação em Ciências Sociais e MBA em Gestão de Negócios. Desde 1990 atua no setor automotivo. Trabalhou por 24 anos em redações de jornais, revistas e sites, entre eles Autoesporte (Editora Globo), Jornal do Carro (Estadão) e Carsale (UOL).

Recentemente, dentro do Grupo FCA, foi um dos responsáveis pela comunicação da Jeep durante os 3 anos do processo de relançamento da marca no Brasil. Hoje, atua como colunista, consultor, gerador de conteúdo e influenciador digital na área automotiva.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: