Anúncios
Ir para conteúdo

Sobrevida aos velhos ônibus londrinos

Se você já fez turismo em Londres, ou ainda pensa em fazê-lo, saiba que um dos símbolos da capital inglesa acaba de ganhar mais alguns anos de vida útil, mesmo com a adoção em breve de leis mais rigorosas contra emissões. A Cummins lançou uma iniciativa para substituir o sistema de pós-tratamento dos ônibus ingleses mais antigos pela tecnologia Euro VI totalmente certificada. O repotenciamento permitirá com que a frota de ônibus mais antiga, pré-Euro VI, continue operando quando a Zona de Ultra Baixa Emissão (ULEZ) entrar em vigor em abril de 2019 na capital britânica.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Õnibus de 1962 poderão rodar pelo menos mais oito anos na capital inglesa

Com a solução da Cummins, o clássico ônibus londrino London Routemaster RM1005, que entrou em serviço em 1962, agora está totalmente certificado para atender às emissões Euro VI e poderá seguir em atividade. A atualização do motor reduzirá as emissões de material particulado em quase 90% e do óxido de Nitrogênio (NOx) em 50%. O repotenciamento irá ainda prolongar a vida útil dos ônibus em até oito anos e trazer uma melhoria de desempenho com resposta superior de torque para que a frota seja conduzida com menos esforço.

O repower da Cummins conta ainda com um sistema stop/start integral que corta automaticamente o motor quando os passageiros estão embarcando ou desembarcando, o que pode reduzir o consumo de combustível de um ônibus de dois andares em até 8%  em ciclo de operação de até 16 horas por dia. O menor consumo de combustível também reduz a pegada de carbono do ônibus, com o potencial de eliminar entre 4 e 6 toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO2) por ano e por veículo.

Routemaster_Cummins

 

Com o motor Cummins B6.7 de quatro cilindros ou o B4.5 de seis cilindros, o sistema é totalmente compatível com o nível mais rigoroso dos padrões Euro VI, sendo o controle de Diagnóstico On-Board (OBD) necessário para alertar o operador sobre eventual falha com os limites de emissões.

 

Anúncios

Glauco Lucena Ver tudo

Paulistano, nascido em 1967, é jornalista, com formação em Ciências Sociais e MBA em Gestão de Negócios. Desde 1990 atua no setor automotivo. Trabalhou por 24 anos em redações de jornais, revistas e sites, entre eles Autoesporte (Editora Globo), Jornal do Carro (Estadão) e Carsale (UOL).

Recentemente, dentro do Grupo FCA, foi um dos responsáveis pela comunicação da Jeep durante os 3 anos do processo de relançamento da marca no Brasil. Hoje, atua como colunista, consultor, gerador de conteúdo e influenciador digital na área automotiva.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: