Anúncios
Ir para conteúdo

Salão de NY ganha importância. Confira principais lançamentos

Por GLAUCO LUCENA

Já falamos aqui da perda de relevância do Salão de Detroit a cada ano. Uma das causas é a proximidade com a CES de Las Vegas, feira de tecnologia que atrai cada vez mais empresas automotivas (ambas as exposições ocorrem em janeiro). Mas outra tendência cada vez mais clara é como o esvaziamento do Salão de Detroit está sendo causado pelo crescimento de outras duas feiras anuais norte-americanas: a de Los Angeles, sempre no início de dezembro, e a da Nova York, que está abrindo as portas à imprensa hoje (28/3).

Subaru-Forester-2019-tras
Nova geração do SUV japonês Subaru Forester chega ao Brasil no segundo semestre com mudanças radicais no visual externo e interno, além de novos equipamentos

Por que as montadoras estão tirando lançamentos importantes de Detroit, berço da indústria automobilística, e optando pelos eventos das duas cidades mais turísticas dos EUA? Por vários motivos. A decadente Detroit ficou muito associada à crise de 10 anos atrás, que levou à falência da GM (socorrida pelo governo federal) e da Chrysler (comprada pela Fiat). Após a fria edição deste ano (literalmente, pois o evento é realizado no auge do inverno e das nevascas), Mercedes e BMW já anunciaram sua saída a partir do próximo ano, juntando-se a outras importantes marcas europeias e asiáticas.

Volkswagen-Atlas_Tanoak_Pickup_Concept-diant
VW Atlas Tanoak é uma picape-conceito maior que a Amarok. Deverá brigar com as picaponas americanas, embora seja monobloco, e não carroceria sobre chassi

Los Angeles, na Califórnia, está perto do Vale do Silício, berço das principais empresas de tecnologia, atuais parceiras preferenciais das centenárias montadoras. Los Angeles tem essa cara de salão tecnológico, traz sempre muitos protótipos. Já Nova York tem um espírito mais cosmopolita e sofisticado. Vem se tornando a exposição onde as empresas não-americanas preferem mostrar seus lançamentos para a América. Há ainda o Salão de Chicago, sempre em fevereiro, que não tem tantos lançamentos, mas é o maior em tamanho, i que permite até a criação de pistas de testes para o público. É lá onde o visitante mais se diverte, sem dúvida.

O Salão de Nova York deste ano está conseguindo um número elevado de lançamentos importantes, mesmo com a proximidade do Salão de Genebra, na Suíça, o preferido das marcas europeias. Um bom exemplo é a quinta geração do Toyota RAV4.

Veja abaixo a galeria de fotos com outros destaques da Big Apple, como o Toyota Corolla hatch (vai inspirar a próxima geração do sedã), a nova geração do híbrido Honda Insight, o facelift do Kia Optima (aqui vendido como Cerato) e o esportivo Audi RS5 Sportback.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Anúncios

Glauco Lucena Ver tudo

Paulistano, nascido em 1967, é jornalista, com formação em Ciências Sociais e MBA em Gestão de Negócios. Desde 1990 atua no setor automotivo. Trabalhou por 24 anos em redações de jornais, revistas e sites, entre eles Autoesporte (Editora Globo), Jornal do Carro (Estadão) e Carsale (UOL).

Recentemente, dentro do Grupo FCA, foi um dos responsáveis pela comunicação da Jeep durante os 3 anos do processo de relançamento da marca no Brasil. Hoje, atua como colunista, consultor, gerador de conteúdo e influenciador digital na área automotiva.

Um comentário em “Salão de NY ganha importância. Confira principais lançamentos Deixe um comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: