Anúncios
Ir para conteúdo

Jaguar-Land Rover e Google anunciam parceria para testar carros autônomos

A britânica Jaguar Land Rover e a norte-americana Waymo assinaram hoje uma parceria estratégica de longo prazo para desenvolvimento do primeiro veículo elétrico premium sem condutor do mundo. Antes conhecida como Projeto Google de Carros Autônomos (desde 2009), a empresa foi rebatizada como Waymo em 2016 e alojada como subsidiária do conglomerado Alhabet Inc, dono do Google. Já a dupla de marcas britânicas pertence à indiana Tata desde 2008.

Jaguar I-PACE WAYMO 03.JPG

O modelo escolhido para receber a tecnologia 100% autônoma é o recém-lançado Jaguar I-Pace, com propulsão totalmente elétrica. O primeiro protótipo da parceria será exibido na semana que vem, na abertura do Salão de Nova York. Até 20 mil veículos se unirão à frota da Waymo nos primeiros dois anos de produção.

As unidades do Jaguar I-Pace serão entregues à Waymo já com a tecnologia certa para que não necessitem de condutores, desde a fábrica. Os testes começam no final deste ano. As provas em ruas públicas para capturar dados do mundo real permitirão que os engenheiros da Waymo e da Jaguar Land Rover refinem suas tecnologias e garantam segurança e confiança, tema que se tornou especialmente preocupante na semana passada, depois que um Volvo XC90 autônomo da Uber, com condutor a bordo, atropelou e matou uma mulher de 49 anos numa cidade do Arizona (as causas ainda estão sendo investigadas).

Jaguar I-PACE WAYMO 05

O Jaguar I-Pace foi apresentado no Salão de Genebra, no início de março, como o primeiro SUV totalmente elétrico da marca. É um modelo elétrico completamente novo, altamente desejável e prático da Jaguar. A empresa está comprometida em investir fortemente em eletrificação, tornando-se líder no segmento automotivo em condução autônoma e tecnologias eletrificadas e conectadas do futuro.

Até hoje, a Waymo é a única companhia com uma frota inteira de carros sem a necessidade de condutores em vias públicas. No final deste ano, a Waymo lançará o primeiro serviço de transporte de condução autônoma que permitirá aos associados usarem o aplicativo Waymo para chamar seu carro.

Anúncios

Glauco Lucena Ver tudo

Paulistano, nascido em 1967, é jornalista, com formação em Ciências Sociais e MBA em Gestão de Negócios. Desde 1990 atua no setor automotivo. Trabalhou por 24 anos em redações de jornais, revistas e sites, entre eles Autoesporte (Editora Globo), Jornal do Carro (Estadão) e Carsale (UOL).

Recentemente, dentro do Grupo FCA, foi um dos responsáveis pela comunicação da Jeep durante os 3 anos do processo de relançamento da marca no Brasil. Hoje, atua como colunista, consultor, gerador de conteúdo e influenciador digital na área automotiva.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: