Ir para conteúdo

Carros brancos são quase 40% do mercado global

 

 

Tons de marrom estão em alta por causa dos SUVs, e também de vermelho e azul.

A Basf, uma das maiores fornecedoras globais de tintas automotivas, apresentou seu relatório 2017 com as tendências globais em cores. O branco mantém a liderança em todos os segmentos, com uma participação de mercado de quase 40%. Na sequência das preferências vêm preto, cinza e prata, as chamadas cores acromáticas. Quando se trata de cores cromáticas, a participação do azul e vermelho é quase igual, seguida do marrom.
carros-brancos
A visão geral dos segmentos de automóveis mostra que, quanto menor o carro, mais viva é a cor. O aumento de vendas dos SUVs influencia  os indicadores de popularidade. O branco e o preto ainda são cores dominantes neste segmento, mas o vermelho, azul e principalmente o marrom estão se destacando cada vez mais.
Na Europa, as cores acromáticas ainda são as mais populares. Aproximadamente 78% dos carros foram pintados nas cores branca, preta, cinza ou prata no ano passado, caracterizando uma tendência contínua. Dentre as cores acromáticas, a participação do cinza aumentou para 19%, atingindo a mesma popularidade que o preto. Com relação às cores cromáticas, o azul continua forte. A participação global dos 10% manteve-se estável, mas a participação do azul na paleta cromática aumentou consideravelmente: praticamente todos os segundos carros cromáticos produzidos na Europa, em 2017, eram azuis.
IMG_20170814_111812_824.jpg
Na América do Norte, novas tecnologias de pigmento aumentam a demanda por efeitos especiais que cintilem e brilhem, resultando em uma maior variedade dentro dos segmentos de cores – especialmente com as cores acromáticas como branco, preto e prata/cinza, as cores mais populares na região. Mesmo no crescente segmento de veículos elétricos, as cores acromáticas ainda são as preferidas. O azul e o vermelho são as principais cores cromáticas da América do Norte. Outras cores, como o laranja, estão aparecendo na análise. Essas cores oferecem mais opções para que os consumidores conectem às suas preferências particulares.
Com uma distribuição global de 49%, o branco é a cor favorita na Ásia e na Oceania. Além do branco, o marrom está ganhando popularidade – principalmente em SUVs de médio porte – e em seguida o vermelho brilhante. A Basf não informa as preferências na América do Sul, mas tradicionalmente são mercados mais conservadores em relação a cores, com predominância de cores cinza, preto, branco e prata, seguidas pelo vermelho.
IMG_20180301_181233_410

Glauco Lucena Ver tudo

Paulistano, nascido em 1967, é jornalista, com formação em Ciências Sociais e MBA em Gestão de Negócios. Desde 1990 atua no setor automotivo. Trabalhou por 24 anos em redações de jornais, revistas e sites, entre eles Autoesporte (Editora Globo), Jornal do Carro (Estadão) e Carsale (UOL).

Recentemente, dentro do Grupo FCA, foi um dos responsáveis pela comunicação da Jeep durante os 3 anos do processo de relançamento da marca no Brasil. Hoje, atua como colunista, consultor, gerador de conteúdo e influenciador digital na área automotiva.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: