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Nissan Leaf 100% elétrico chega ao Brasil no início de 2019

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O Nissan Leaf será exibido em outubro no Salão de São Paulo e será vendido no país em 2019, segundo o presidente da Nissan do Brasil, Marco Silva. A montadora japonesa confirmou hoje, durante o evento Nissan Futures 2018, a introdução do modelo 100% elétrico em oito mercados da América Latina. Além do Brasil, ele chega entre este e o próximo ano a Chile, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador, Uruguai e Porto Rico. Peru e Panamá também poderão entrar na lista numa segunda etapa.

Marco Silva não quis falar de preços e de volumes de importação, pois isso estará diretamente ligado ao IPI que ele recolherá no ano que vem, quando chegar ao país. “Hoje um carro 100% elétrico recolhe absurdos 25% de IPI, mas o governo federal já sinalizou a possibilidade de reduzir esse imposto para 7%, equivalente ao de um modelo 1.0, patamar que a Nissan considera mais do que justo”.

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De acordo com Juan Manoel Hoyos, diretor de Marketing da Nissan América Latina, uma extensa pesquisa feita com clientes de cinco países da região identificou que 80% comprariam um carro elétrico, caso ele contasse com preço razoável e boa infraestrutura para uso. A Nissan dará oito anos de garantia para a bateria do Leaf, e promete ter um programa de reciclagem das baterias descartadas. O motor elétrico rende 150 cv de potência, e a autonomia declarada é de 320 km sem recarga.

A chegada do novo Nissan Leaf à América Latina faz parte do compromisso da marca japonesa de trazer os veículos elétricos para mais mercados em todo o mundo, sob seu plano de negócios global, o “Nissan M.O.V.E. to 2022”. O Leaf, já em sua segunda geração, é o veículo zero-emissões mais vendido no mundo, com mais de 300 mil unidades.

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Glauco Lucena Ver tudo

Paulistano, nascido em 1967, é jornalista, com formação em Ciências Sociais e MBA em Gestão de Negócios. Desde 1990 atua no setor automotivo. Trabalhou por 24 anos em redações de jornais, revistas e sites, entre eles Autoesporte (Editora Globo), Jornal do Carro (Estadão) e Carsale (UOL).

Recentemente, dentro do Grupo FCA, foi um dos responsáveis pela comunicação da Jeep durante os 3 anos do processo de relançamento da marca no Brasil. Hoje, atua como colunista, consultor, gerador de conteúdo e influenciador digital na área automotiva.

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