Ir para conteúdo

VW, Nissan e GM ganham mercado no primeiro bimestre

Renault Kwid sobe com Vendas Diretas, VW Amarok supera Ford Ranger

Por GLAUCO LUCENA

Meses de férias e de feriadões à parte, o primeiro bimestre já sinaliza de certa forma o potencial de marcas e modelos para este ano. Até a agora, a marca que mais ganhou participação de mercado em relação ao ano passado foi a Volkswagen. Ela acumula 14,9% das vendas, bem mais que os modestos 12,5% que teve em 2017. A líder GM também subiu de 18,1% para 18,7%, sem se abalar por enquanto com os novos concorrentes. Já a Fiat perdeu o segundo posto para a VW, caindo de 13,4% para 12,5%, embora espere reverter essa queda com a chegada do Cronos no mês que vem.

E quem perdeu para o crescimento de VW e GM? Quase todo mundo, não só a Fiat. No bloco intermediário, só a Nissan teve um crescimento relevante, indo de 3,6% para 4,1%, impulsionada pelas boas vendas do Kicks (ainda com fila de espera para algumas versões). Com isso, tirou da Jeep a 9ª colocação no ranking de marcas. A Honda e a Mitsubishi cresceram ligeiramente, e todas as outras marcas perderam share de vendas.

renault-kwid

Entre os modelos, destaque para o ótimo ritmo do VW Polo, que emplacou 4.942 unidades em fevereiro, 4º no ranking geral, bem à frente do Fiat Argo, com 3.546 (11º). Outra surpresa foi o Kwid, que saltou de 17º para 5º no rankig, com 4.506 emplacamentos. Mas o resultado pode ser creditado a vendas para locadoras na reta final do mês, já que no começo desta semana ele não chegada a 2.500 emplacamentos. Entre as picapes, a VW Amarok, agora com opção de motor V6, vendeu 1.274 no mês, deixando para trás a Ford Ranger.

O VW Virtus figura apenas na 29º colocação, com 1.455 emplacamentos, mas terá em março o seu primeiro mês cheio de vendas. Nos outros segmentos o cenário é de manutenção de líderes, como Onix, Prisma, Corolla, Strada, Hilux e Compass. Entre os SUVs compactos, o Honda HR-V lidera, mas o Kicks (abaixo) cresceu e tirou a vice-liderança do Hyundai Creta.

nissan-kicks

Glauco Lucena Ver tudo

Paulistano, nascido em 1967, é jornalista, com formação em Ciências Sociais e MBA em Gestão de Negócios. Desde 1990 atua no setor automotivo. Trabalhou por 24 anos em redações de jornais, revistas e sites, entre eles Autoesporte (Editora Globo), Jornal do Carro (Estadão) e Carsale (UOL).

Recentemente, dentro do Grupo FCA, foi um dos responsáveis pela comunicação da Jeep durante os 3 anos do processo de relançamento da marca no Brasil. Hoje, atua como colunista, consultor, gerador de conteúdo e influenciador digital na área automotiva.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: