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Jaguar I-Pace: chegou o primeiro modelo 100% elétrico da marca inglesa

Marcas premium e esportivas estão aderindo cada vez mais à onda da eletrificação, e não é diferente com a britânica Jaguar, controlada pela indiana Tata. Hoje ela apresentou seu primeiro veículo 100% elétrico, o I-Pace, em Graz, na Áustria (onde será produzido). Ainda não há previsão para sua importação para o Brasil., Ao mesmo tempo, o modelo enfrentou os veículos (também 100% elétricos) Teslsa Modelo X 75 D e 100 D em um desafio de aceleração da imobilidade aos 96 km/h na Cidade do México, palco da próxima etapa do Campeonato de Fórmula E.

O piloto brasileiro Tony Kanaan esteve a bordo dos modelos da Tesla, enquanto o neozelandês Mitch Evans, piloto da equipe Panasonic Jaguar Racing dirigiu o novo I-Pace. O desafio pode ser visto aqui.

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O modelo é o novo representante da família de SUVs da Jaguar, que já conta com o F-Pace e com o recém-apresentado SUV compacto E-Pace. Equipado com uma bateria íon de lítio de 90kWh formada por 432 células e ampla capacidade térmica, o modelo vai de 0 a 100 100km/h em 4,8 segundos, segundo a fabricante. A autonomia de rodagem é de 480 quilômetros. Tudo isso graças aos dois motores elétricos idênticos que enviam tração para as quatro rodas.

O carregador de 100kW permite aos clientes recarregar até 80% da bateria do I-PACE em até 40 minutos, situação ideal para uma viagem longa. Já quando carregado em uma tomada normal caseira de 7kW, os 80% de carga são alcançados em 10 horas, ou seja, essa situação é perfeita o carregamento durante uma noite de sono.

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A combinação de tração nas quatro rodas, 394 cv de potência e 71 kgfm de torque garante que esse modelo de zero emissões tenha um comportamento esportivo em todas as situações. O I-Pace oferece uma dinâmica de condução atraente, em um equilíbrio  entre controle, refinamento e praticidade. Para isso, a Jaguar colocou a bateria na posição mais baixa possível entre os eixos, de forma a proporcionar uma distribuição de peso 50:50 e um centro de gravidade 13 cm mais baixo que o F-Pace, o que reduz muito a rolagem da carroceria.

Os engenheiros da Jaguar substituíram um freio convencional por um freio elétrico. Isso proporciona ao sistema mais flexibilidade ao combinar a frenagem mecânica regenerativa com a tradicional. O modelo também permite que o condutor selecione entre níveis altos ou baixos de frenagem regenerativa.

Seu design é inteiramente inspirado no superesportivo C-X75, com linhas bastante agressivas e rodas de aro 22.  As maçanetas ficam dentro da carroceria e são reveladas no momento em que os ocupantes entram ou saem do veículo. Essa característica dá ao SUV um visual mais limpo e aerodinâmic. A assinatura dos faróis full LED do modelo em duplo “J” são absolutamente marcantes e corroboram seu design agressivo.​ Como opcional, o modelo traz teto de vidro panorâmico.

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O I-Pace é o primeiro modelo da Jaguar equipado com o intuitivo sistema de entretenimento Touch Pro Duo, formado por duas telas sensíveis ao toque dispostas no console central. O sistema foi desenhado para minimizar a distração do condutor, ao distribuir de forma lógica as informações disponíveis. Ele também conta com a tecnologia Smart Settings, que registra o estilo de condução do motorista e consegue adaptar o veículo às necessidades de cada um.

Por meio da conexão Bluetooth entre o smartphone do proprietário e o veículo, uma vez conectado, todas as configurações de temperatura, posição dos bancos e modo de condução podem ser previamente configuradas e já estarem prontas antes mesmo de o motorista entrar no carro.

O modelo também é totalmente compatível com o sistema Amazon Alexa, permitindo aos proprietários consultarem, do conforto das suas casas, por comando de voz, informações relevantes como o nível de carga da bateria disponível, se o veículo encontra-se trancado ou não, ou mesmo a autonomia suficiente para se chegar a algum lugar específico. O I-Pace também é o primeiro Jaguar capaz de receber atualizações de software automaticamente, evitando idas desnecessárias à oficina.

 

Glauco Lucena Ver tudo

Paulistano, nascido em 1967, é jornalista, com formação em Ciências Sociais e MBA em Gestão de Negócios. Desde 1990 atua no setor automotivo. Trabalhou por 24 anos em redações de jornais, revistas e sites, entre eles Autoesporte (Editora Globo), Jornal do Carro (Estadão) e Carsale (UOL).

Recentemente, dentro do Grupo FCA, foi um dos responsáveis pela comunicação da Jeep durante os 3 anos do processo de relançamento da marca no Brasil. Hoje, atua como colunista, consultor, gerador de conteúdo e influenciador digital na área automotiva.

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