Ir para conteúdo

Quatro conceitos que antecipam as estradas do futuro

Se a era dos carros autônomos já dá seus primeiros e inexoráveis passos, as estradas ainda estão devendo soluções inteligentes que aumentem a segurança e reduzam o desperdício de recursos. Várias organizações, sobretudo na Europa, desenvolvem projetos que tornam mais racionais as rodovias, ruas e áreas de estacionamento. A aposta mais recente é o projeto PlasticRoad, fruto de um consórcio das holandesas KWS e Wavin com a gigante francesa do petróleo Total.

estrradas

A meta é ousada: substituir o asfalto por plástico reciclado. Além do óbvio objetivo de sustentabilidade (boa parte do plástico usado pode ser resgatada de rios, lagos e oceanos), a solução tem um viés tecnológico, pois as placas de plástico pré-moldadas possuem na sua base um vão que pode ser usado para passagem de cabos e tubulações etc. Outras empresas apostam em asfalto poroso para absorção de água, ou até placas solares para gerar energia para as vias, para os imóveis no entorno e, sim, para carregamento em movimento dos carros elétricos, por indução.

Confira reportagem completa em Quatro Rodas

 

 

Glauco Lucena Ver tudo

Paulistano, nascido em 1967, é jornalista, com formação em Ciências Sociais e MBA em Gestão de Negócios. Desde 1990 atua no setor automotivo. Trabalhou por 24 anos em redações de jornais, revistas e sites, entre eles Autoesporte (Editora Globo), Jornal do Carro (Estadão) e Carsale (UOL).

Recentemente, dentro do Grupo FCA, foi um dos responsáveis pela comunicação da Jeep durante os 3 anos do processo de relançamento da marca no Brasil. Hoje, atua como colunista, consultor, gerador de conteúdo e influenciador digital na área automotiva.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: